TutorialIssuezilla pt BR

Passos para registrar um problema de tradução

[[{INSERTTableOfContentsWHERETitle=Sumário} | {INSERT TableOfContents WHERE title=Sumário}]]

É necessário ter um login para acessar o Issuezilla.


1 - Registrando

Se você não possuir usuário e senha, entre no endereço: http://www.netbeans.org/servlets/Join e siga os passos para criação de um login:

Image:registrar_TutorialIssuezilla_pt_BR.png


2 - Efetuando login no site

Já com usuário e senha, você deverá acessar o site: http://www.netbeans.org/issues/enter_bug.cgi, que irá solicitar um usuário e senha:

Image:login_TutorialIssuezilla_pt_BR.png


3 - Página inicial

Ao se logar, pode ser que não apareça nada na sua página, mas você está dentro. Do lado direito você verá vários links para diversos recursos que, como usuário registrado, você terá acesso. Agora você deve clicar no link Issuezilla http://www.netbeans.org/community/issues.html para continuarmos:

Image:start_page_TutorialIssuezilla_pt_BR.png


4 - Acesso aos Issues

Você será redirecionado à página Issue Tracking, onde poderá consultar outros bugs relacionados ou não às nossas traduções. Agora deverá clicar no link “Enter a new issue” no endereço: http://www.netbeans.org/issues/enter_bug.cgi:

Image:issue_tracking_TutorialIssuezilla_pt_BR.png


5 - Trilhando o problema

Na próxima página você deve selecionar o módulo translatedfiles, que é o módulo do NetBeans que estamos trabalhando:

Image:enter_bug_selecao_TutorialIssuezilla_pt_BR.png


6 - Às vias de fato

Na página que se segue, finalmente, informaremos os detalhes do problema encontrado na tradução. Você deverá respeitar algumas regras e padrões para que possamos manter a organização destes relatórios de erros. Vamos aos detalhes:

Image:enter_issue_TutorialIssuezilla_pt_BR.png


As informações desta página irão ser aquelas que iremos utilizar para corrigir as falhas que forem encontradas no NetBeans, por isto é muito importante que as informações sejam claras, para que possamos entender facilmente, e objetivas, para que não percamos tempo decifrando textos complexos.

Cada Issue submetido, será encaminhado ao responsável pela organização dos problemas, chamado de Organizador, e ele irá atestar o problema reportado, aceitando ou rejeitando o problema.

Após isto será encaminhado para o responsável pelas revisões, chamado de Revisor, que irá providenciar a correção nos arquivos fonte do NetBeans. É ele também que irá cuidar de fechar os Issues abertos, sendo apoiado pelo Organizador.

Como esta tela é muito importante, e apesar de uma imagem valer mais do que mil palavras, segue abaixo uma descrição dos campos que precisam ser preenchidos no Issue:

Campo Descrição
Reporter É você. Aquele que está abrindo o Issue.
Component O módulo em questão, por favor, sempre translatedfiles!
Found in version Trata-se da versão que estamos testando, neste caso, sempre será 5.5.
Subcomponent Estamos trabalhando na localização para o pt_BR do NetBeans, logo, os problemas deverão ser classificados como localization.
Platform A plataforma que utilizou quando encontrou o problema. Penso que normalmente PC, salvo raras exceções.
OS É o Sistema Operacional que utilizou quando encontrou o problema.
Priority A prioridade do bug (que ainda estamos em discussão sobre como classificar as prioridades quando o assunto é tradução).
Issue type É o tipo de problema encontrado, que pode ser Defeito, Melhoramento, Característica, Tarefa ou Patch.
Assigned to MUITO IMPORTANTE, deverá sempre ser designado à netbeans_pt_br fixo.
CC Caso queira copiar alguém neste problema. O Organizador se encarregará de copiar o Revisor.
Summary É um campo obrigatório, e deve ser preenchido de forma clara, dizendo em poucas palavras o problema encontrado.
Description Área reservada para descrição do problema encontrado. Informe a maneira para que possamos localizar o problema.



7 - Finalizando

Muito bem, chegamos ao final.

Se tiver alguma dúvida sobre como proceder com o envio de problemas pelo Issuezilla, entre em contato conosco pela nossa lista de discussão.

Not logged in. Log in, Register

By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use. © 2012, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo